terça-feira, 6 de novembro de 2012

Comidas Tipicas e Suas Regiões.

                             
                                                                                 
Região Norte

    Amazonas 

O maior estado do Brasil recebeu infuências da cozinha portuguesa e africana. Quase todos os alimentos utilizados são extraídos da riquíssima mata Atlântica. Frutos, peixes, raízes (como a mandioca) são os ingredientes mais tradicionais. Nos ensopados são usados o leite de côco e o azeite de dendê. O tempero amazonense é feito a base de coentro, limão, cebolinha, salsinha e sal. Alimentos como a tapioca recheada com tucumã e queijo coalho, a pamonha, o mungunzá estão presentes nas refeições matinais. Um prato muito apreciado é o Tacará, uma sopa deliciosa.


pratos típicos amazonenses

         Acre

As comidas típicas desse estado herdaram ingredientes da gastronomia paraense, nordestina e sírio-libanesa. Na manhã, o acreano come mingau de bananas e tapiocas, tacacás, cuz cuz de milho, quibes de maxeira e arroz entre outros alimentos e para beber, opta pelo tradicional café com leite. Alguns pratos: Panelada (buchada de boi), Pato no Tucupi, Carne de Sol, Baião de Dois, Quibe cru ou assado.
comida do acre


Região Nordeste

Pernambuco: 


Chambaril, Sarapatel, buchada, mão-de-vaca, peixada pernambucana, macaxeira com charque. Esses são apenas alguns dos deliciosos pratos de Pernambuco, estado tão encantadora cultura. Assim como a cozinha, a confeitaria não poderia ser diferente, e temos delícias como o Cartola, Bolo de Rolo, Bolo Leão. Para o café da manhã, é recomendável o cuscuz de milho ou mandioca, batata doce, angu, coalhada. Sem duvidas que esse emaranhado de sabores só poderia vir de Pernambuco.



comida de pernambuco
Chambaril



comida de pernambuco
Macaxeira com charque



prato típico de pernambuco
Mão-de-vaca

Bahia: 

Muito apreciada em todos os cantos do Brasil, a culinária baiana possui fortes influencias africanas em seus ingredientes. O sabor é forte, devido a diversidade de temperos como a pimenta malagueta. A cozinha baiana apresenta-se como um caldeirão de sabores oriundos de muitos povos, como os portugueses, índios, e os já mencionados, africanos. Com um vasto cardápio, a Bahia oferece aos turistas delícias como o caruru, o acarajé, o bobó e o mungunzá. A comida baiana mais apreciada, o acarajé, é vendido pelas famosas baianas em bancas nas ruas das cidades do estado. O acarajé trata-se de um bolinho salgado feito com feijão pradinho, e frito em óleo de dendê.
comida da bahia
Bobó de Camarão


prato típico da bahia
Mungunzá
comida da bahia
Caruru



comida da bahia
Acarajé


Região Sudeste

Rio de Janeiro:

A feijoada é a referencia em gastronomia no estado. O prato símbolo nacional, foi muito consumido pelos cariocas durante toda a história do Rio de Janeiro, fato que fez com que surgisse uma receita própria, ao estilo do estado. No modo carioca de fazer feijoada, encontramos ingredientes como a carne salgada - como a carne de sol - partes de porco, folhas de louro, cebola, e a laranja, que serve para balancear os sabores do prato. Caldos e sopas estão inseridas nos cardápios dos restaurantes cariocas. Na culinária carioca também encontramos os bolinhos (de bacalhau, carne ou queijo), a canjiquinha, bacalhau, e caldo verde.
prato típico do rio de janeiro
Feijoada carioca
prato típico do rio de janeiro
Caldo verde


comida do rio de janeiro
Bacalhau carioca
comida do rio de janeiro
Bolinho de carne seca
comida carioca
Picadinho carioca

São Paulo:

Todos podem ter uma ideia da diversidade de gostos que residem no estado. E para saciar a vontade de todos seus habitantes, só com uma variada culinária, que cruza os mais distantes pontos do Brasil. Os restaurantes de São Paulo sabem disso, e também sabe do gosto do paulista por massas. Por exemplo, dizem que em São Paulo, podemos encontrar a melhor pizza do mundo, melhor que da Itália. Mas a base da gastronomia do estado é a mesma dos demais: arroz e feijão. Como acompanhamento, os paulistas consomem linguiça, carne moída, bife, frango, batata frita, salada de tomate, ou alface. Os principais pratos típicos de São Paulo são a Galinha d'Angola à paulista, empadinhas de Cananeia, e o seu famoso cuscuz a paulista. 

prato típico de são paulo
Cuscuz a paulista


prato típico de são paulo
Galinha d'Angola
comida de são paulo
Pizza paulista


comida de são paulo

Torta paulista
         


Região Sul
                                                                                                                                                           Paraná:

    Boa parte da cultura gastrônimica do estado se deve entre a interação dos portugueses e indígenas. Porém, há uma quantia muito maior de ingredientes que vieram deixar mais saboroso o prato do paranaense. Exercem grande influência também na culinária paranaense os italianos, franceses, ucranianos, alemães, poloneses, austríacos, sírio-libaneses, árabes e japoneses. Muitos pratos típicosdemonstram uma das principais bases econômicas do estado, a carne. A Costela ao fogo de chão, o Porco no tacho, a Costela ferra mula, e o mais conhecido, o Carneiro no Buraco, exemplificam esse fato. Conta-se que o costume de preparar a carne diretamente no chão foi herdado pelos indígenas que cavavam um buraco como uma forma de evitar queimadas e conservar a carne por mais tempo. Esses pratos são servidos com arroz branco, pirão, e salada.
costela de fogo de chão
Costela ao fogo de chão

    O símbolo do Paraná é o pinheiro de araucária. O pinheiro produz o pinhão, alimento muito presente na cozinha paranaense. O pinhão tem um sabor singular, e é altamente nutritivo. É consumido cozido, assado, e pode ser saboreado com sal, açúcar, mel ou melado. O Paraná também é o maior produtor de soja do Brasil, fato que faz com que o alimento esteja presente nos pratos da região.

entrevero com pinhão
Entrevero com pinhão
carneiro no buraco
Carneiro no buraco


    A cozinha ucrâniana, muito presente no Paraná, além de saborosa é recheada de simbolismos. O kutiá, por exemplo, é um prato feito com uvas passas e sementes de papoulas, sendo que cada ingrediente tem um valor simbólico. O kutiá é um dos 12 pratos servidos na ceia de natal ucrâniana, onde cada prato representa um apóstolo de Jesus Cristo.

kutiá
Kutiá
porco no tacho
Porco no tacho
     O Boi no Rolete consiste em assar um boi praticamente inteiro. Churrasqueiras especiais são construídas para esses fins, com 4 ou 6 locais para se colocar o carvão, e uma chapa de metal em cima para simular o forno. O boi, que em média tem entre 250 a 350 quilos, é assado sem a cabeça e as partes internas, e demora cerca de 16 horas para ficar pronto. Para temperá-lo, é necessário injetar uma bomba de pressão. Em diversas cidades do estado são feitas festas tradicionais com o Boi no rolete.

boi no rolete
Boi no Rolete


Leitão Maturado
   Anualmente, o município de Goierê realiza a Festa do Leitão Maturado, uma das maiores festas gastronômicas do estado, e a maior festa onde se utiliza a carne suína no Brasil. A festa é realizada em Junho e resulta em cerca de 15 mil pratos. O Leitão Maturado consiste em carne suína é maturada, ou seja, recebe o processo que antecede a defumação, então é assada em grelhas sobre a brasa. Como acompanhamento há arroz branco, creme de milho, farofa, salada de repolho entre outros alimentos.

    O Barreado é um dos pratos típicos paranaenses mais conhecidos pelo Brasil a fora. Esse prato já era preparado nas panelas de barro dos indíos carijós da região, e mais tarde foi saboreado pelos caboclos e mestiços que recebiam de seus patrões a comida feita com toucinho e carne bovina gorda.  O prato era preparado com muito tempero e durante horas numa panela de barro, daí no nome. No litoral, o prato é servido com arroz, farinha de mandioca, banana e como aperitivo, cachaça.

barreado
Barreado

Rio Grande do Sul:



galeto do primo canto
Galeto do Primo Canto
   Basicamente a mistura entre povos é a mesma dos outros dois vizinhos. A colonização alemã e italiana são a base da cozinha desse estado. Assim como os outros sulistas, o gaúcho é bastante conhecido pelo sua tradição perante o churrasco. 

   O consumo de charque também é muito comum na região. Desde o século XVII o gado faz parte da vida dos gaúchos. Os tropeiros enrolavam a carne com muito sal grosso que resultava num processo de desidratação, deixando a carne perfeita para as necessidades de viagem. O charque é um dos ingredientes principais para compor um dos pratos mais famosos da região: o arroz de carreteiro. O prato é feito quando misturam-se o charque, o arroz, linguiça, alho, cebola e outros temperos.

arroz de carreteiro
Arroz de carreteiro


carbonada
Carbonada
   O Galeto ao Primo Canto, juntamente com o churrasco e o arroz de carreteiro, são os pratos mais conhecidos do Rio Grande do Sul. O Galeto ao Primo Canto trata-se do frango jovem (cerca de 25 dias) assado sobre a brasa, e servido com polenta, salada, espaguete, entre outras comidas. Acredita-se que o prato se iniciou com os colonizadores, que costumavam a fazer galinhadas em dia de festa, e com a proibição da caça ao passarinho, passaram a assar o galeto.

churrasco gaúcho
Tradicional Churrasco gaúcho

                                                          Centro Oeste

 Mato Grosso:

As receitas tradicionais do Mato Grosso são relativamente simples, com um preparo rápido, porém, o sabor dos pratos típicos é algo de dar água na boca. A maioria dos pratos típicos mato-grossenses utiliza carne e peixe como ingrediente principal. Um dos pratos mais conhecidos é o Mojica, feito com Pintado. Outros peixes bastante consumidos são o pacu, pacupeba, piraputanga, dourado e piabucu. O arroz com pequi também é um prato muito apreciado, que vem acompanhado com banana-da-terra,  assim como toda a variedade de peixes.

prato típico de mato grosso
Mojica
comida de mato grosso
Pacu assado
comida de mato grosso
Piraputanga assada

Goiás:

Os bandeirantes trouxeram para o estado comidas de outras regiões, como feijão-tropeiro, carne-seca, toucinho, e o arroz de carreteiro, que em Goiás se chama Maria Izabel. Outrospratos típicos de Goiás são: arroz com pequi, guariroba, peixe assado com creme de coco, empadão recheado com frango, tutu com linguiça, manjar branco com calda de ameixa. No estado também podemos encontrar grande variedade de pimentas, que são apreciadas pela população e pelos turistas, como é o caso da pimenta-bode. Entre as frutas, o povo goiano gosta do pequi.

comida de goiás
Peixe assado ao creme de coco
comida de goiás
Tutu com linguiça
prato típico de goiás
Arroz com pequi






Nenhum comentário:

Postar um comentário